O útero começa a ficar mais exposto e aparente, já que deixa a parte interna da bacia para ocupar a parte superior da pelve (alguns centímetros abaixo do umbigo). Se até agora você não comprou roupas de gestantes, é hora de se entregar a elas (Não comprei, mas já ganhei um tanto... hehehe. Por falar nisso, aproveito pra agradecer a Vé e Vá pelas roupitchas!). É provável também que você comece a experimentar certo inchaço (especialmente nos períodos de calor), já que há um grande aumento de líquido circulando em seu corpo.
Se a futura mamãe não estiver praticando nenhuma atividade física, deve consultar o obstetra para ver se não há nenhum inconveniente. Praticar atividades leves como natação, hidroginástica, ioga e a fazer caminhadas que vão ajudá-la a controlar o peso e a sentir-se melhor. (ok, ok.... tô gorda e preciso voltar a fazer alguma atividade. Prometo que assim que esse enjôo/mal estar interminável melhorar eu VOLTO PRA ACADEMIA!)
O feto já se parece com um bebê, mesmo tendo algumas peculiaridades. Seu bebê agora treina movimentos de inalação e de exalação dentro do útero com a entrada e a saída do líquido amniótico dentro dos pulmões. Ele já tem todos os órgãos formados. Sua testa é larga, seu queixo e seu nariz ainda pouco proeminentes. Os olhos estão formados e as pálpebras estão em desenvolvimento. Olhos e orelhas ficam próximos do local definitivo. O bebê já reage a estímulos externos, mudando de posição em resposta a uma eventual pressão feita na barriga da mãe. No ultra-som, é possível observá-lo chupando o dedo (ou dando mortais e chutes. O quê??? Você não tá acreditando??? Tenho a minha fita pra provar, colega!!! Só falta o Video-cassete...)
Fontes: www.natura.net